28 ABR 2017, sexta-feira
 
login

#GlocalEurope


 

 

PROJETO INTERNACIONAL

 

Connecting realities, building Communities, developing

Capacities

  


OBJETIVO GERAL

Desenvolvido no âmbito de Cascais Capital Europeia da Juventude 2018 (CEJ2018). Este projeto pretende estimular a participação ativa dos jovens nas suas comunidades, fomentando uma construção europeia que promova a inclusão social e a diversidade cultural, através da partilha e intercâmbio sobre temas de interesse comum, relacionados com as principais prioridades das políticas europeias e locais de juventude.

  


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Fomentar o debate, a troca de ideias e a construção de um entendimento comum sobre temas relevantes para os jovens, nomeadamente a participação juvenil, a cidadania ativa, a identidade europeia, a inclusão social, voluntariado e empregabilidade;

- Conhecer as realidades locais e realizar um intercâmbio de boas práticas no sentido de despertar inspiração e recolher ideias sobre o que define uma “cidade amiga dos jovens” (youth friendly city) e nesta linha, uma capital europeia da juventude;

-  Desenvolver competências sociais e individuais, através da aprendizagem não formal, tais como competências de comunicação, cooperação e trabalho em equipa, resiliência e pensamento crítico;

- Promover a expressão, a criatividade, a iniciativa e a construção de uma identidade europeia através de abordagens ativas relacionadas com a educação através das artes;

- Despertar atitudes positivas e abertas a outras culturas, promovendo o diálogo intercultural;

- Criar uma relação mais forte entre as cidades parceiras envolvidas.

  


PÚBLICO ALVO: Jovens entre os 18 e os 25 anos, das cidades parceiras.

  


ATIVIDADES

Este é um projeto que incluirá, ao longo de 2 anos, várias atividades:

 

Encontros Glocal Europe Cascais

Encontros mensais em Cascais entre outubro de 2016 e junho de 2017, cujo propósito é promover o convívio e manter os participantes ligados e motivados, potenciar aprendizagens pessoais, criar um impacto positivo na comunidade e idealizar contributos para a CEJ2018.

 

 

Intercâmbio bilateral Itália

Quando & Onde: Perugia - 25 de novembro a 03 de dezembro de 2016

Tema: Empregabilidade e empreendedorismo, como aspetos fundamentais da emancipação e participação juvenil.

Quem: Perugia (acolhimento – 9 participantes + 2 líderes de grupo) + Cascais (envio – 9 participantes + 1 líder de grupo)

  


Intercâmbio bilateral Hungria

Quando & Onde: Kecskemét - 5 a 13 de abril 2017

Tema: Criatividade e cultura, como forma de expressão e participação ativa na sociedade.

Quem: Kecskemét (acolhimento – 9 participantes + 2 líderes de grupo) + Cascais (envio – 9 participantes + 1 líder de grupo)

  


Intercâmbio bilateral Sérvia

Quando & Onde: Novi Sad - julho 2017

Tema: Inclusão social e solidariedade, como pilares da construção de uma sociedade justa – destaque para a situação dos refugiados, migrantes e requerentes de asilo no contexto Europeu.

Quem: Novi Sad (acolhimento – 9 participantes + 2 líderes de grupo) + Cascais (envio – 9 participantes + 1 líder de grupo)

  


Intercâmbio bilateral Reino Unido

Quando & Onde: Manchester - setembro 2017

Tema: Voluntariado, como forma de participação e de desenvolvimento de competências.

Quem: Manchester (acolhimento – 9 participantes + 2 líderes de grupo) + Cascais (envio – 9 participantes + 1 líder de grupo)

  


Intercâmbio multilateral Cascais

Quando & Onde: Cascais - julho 2018

Tema: Cidadania Europeia – englobará uma perspetiva dos temas anteriores bem como valores, identidade e diversidade cultural no espaço europeu.

Quem: Cascais (acolhimento – 14 participantes + 2 líderes de grupo) + Kecskemét, Manchester, Novi Sad e Perugia (envio, cada país – 9 participantes + 1 líder de grupo)

  


Evento intermédio "Gloconnections"

Atividade que envolverá à distância os participantes em todos os projetos de intercâmbio em todos os países. O formato específico será decidido pelos parceiros, mas será algo online, possivelmente em simultâneo para partilhar resultados / contributos / experiências. Por exemplo: uma conversa online, uma partilha de vídeos produzidos por jovens, um mini-concurso de artes entre todos (fotografia, texto, música, etc), edições especiais de jogos /artigos / imagens em redes sociais, etc.

Quando: junho de 2017

  

 

Durante os intercâmbios os grupos de jovens das 5 cidades finalistas a Capital Europeia da Juventude 2018 vão viver juntos durante uma semana e, com o apoio dos líderes de grupo, participar conjuntamente num programa de atividades dinâmicas, apoiadas em metodologias de educação não formal, que fomentam a aprendizagem experiencial, a aprendizagem de pares, a aprendizagem intercultural e o desenvolvimento pessoal, incluindo: apresentações, exercícios, visitas, atividades de quebra gelo e conhecimento pessoal, reflexão individual e em grupo, workshops, debates, role-play, simulações, atividades de exterior, entre outros.

  


Em Cascais será formado um grupo de 36 participantes e 4 líderes, composto por 4 sub-grupos de 9 participantes e 1 líder que irão a cada um dos intercâmbios bilaterais acolhidos pelos parceiros. Em 2018, durante a CEJ, estes jovens estarão envolvidos no acolhimento do intercâmbio multilateral em Cascais.

 

Nas organizações parceiras, será formado um grupo de 9 participantes e 1 líder, que participarão tanto no acolhimento do intercâmbio bilateral na sua cidade, como, dando continuidade ao projeto, participarão no multilateral em Cascais.

  

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

Todos os inscritos serão convidados a participar nos encontros Glocal Europe, durante os quais se realizará o processo de seleção.

A seleção será feita pela equipa de gestão do projeto, com base na ficha de candidatura e através de dinâmicas de educação não formal através das quais se irá perceber a motivação, o compromisso e o espírito de grupo dos jovens.

Pretende-se selecionar participantes motivados para estar envolvidos na duração total do projeto, acompanhando não só o intercâmbio em que irão participar mas todas as restantes atividades.

 

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

  • Ter entre 18 e 25 anos (obrigatório);
  • Equilíbrio de género;
  • Equilíbrio entre jovens que não tenham experiência anterior de participação em projetos juvenis e jovens que estejam localmente envolvidos em movimentos cívicos, organizações de juventude, programas juvenis, etc.
  • Preferência a quem resida ou frequente estabelecimento de ensino no município de Cascais;
  • % das vagas destinada a jovens com menos oportunidades (sejam jovens oriundos de contextos socio-económicos mais desfavorecidos, em situação de marginalidade, jovens com necessidades físicas especiais, ou jovens imigrantes ou de minorias étnicas que se encontrem em situação mais vulnerável);
  • Motivação e espírito de grupo demonstrados na ficha de candidatura e nas reuniões de seleção;
  • Disponibilidade para estar envolvido na duração total do projeto (intercâmbio  e restantes atividades ao longo dos 2 anos).

 

 

Também será tido em conta no processo de seleção o nível de comunicação em língua inglesa bem como as experiências anteriores de mobilidade internacional.

 

 

CUSTOS

As despesas de alojamento, alimentação, seguro e viagem internacional (até um máximo de 170€ no caso de Perugia e Manchester e 270€ no caso deKecskemét e Novi Sad), são todas suportadas pela Câmara Municipal de Cascais com o apoio do programa Erasmus+ (Juventude em Ação).

 

No caso do custo total da viagem ultrapassar o montante definido pelo Programa Erasmus +, caberá ao participante suportar o valor excedente.

 

 

Para mais informações djuv@cm-cascais.pt | 214 815 948 e inscrições aqui.





Rádio Geração C
up
down
Subscrever Newsletter »

Inscreve-te e acompanha as novidades da geração c no teu email