26 MAI 2017, sexta-feira
 
login

CASCAIS JOVEM

Pegada n´Areia


 

O projeto “Pegada n'Areia“ encontra-se inserido no Programa Maré Viva, e tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de âmbito ambiental, de prevenção, informação e de saúde pública, nas praias do município de Cascais.

Considerando a importância crescente deste projeto no Município, a Câmara Municipal de Cascais considera fundamental o estabelecimento de normas que visem a regulamentação das atividades desenvolvidas.

 

 

“Faz da Mudança a Tua Praia”, é uma das ações, que conta com o apoio da ASAMAR - Associação de Salvamento Aquático e tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de prevenção e de informação nas praias do Município de Cascais que consistem em simulações de situações reais, explicação das diversas bandeiras presentes nas praias, como agir quando se perdem e dinâmicas de grupo tendo como base o que foi abordado.

 

 

“Livro na areia” é uma biblioteca de praia, que potencia a leitura através do sistema de troca, que incita à reutilização de livros.

 

 

“Golfinhos à vista”, é uma ação a cargo de voluntários do Programa Maré Viva que consiste em sensibilizar os utentes para a poluição marinha. Nesse sentido serão abordados os vários cetáceos e como a poluição os afeta drasticamente. É feito ainda um jogo de ecolocalização, que é uma propriedade dos golfinhos. E por fim, é feita uma simulação de um arrojamento – quando um cetáceo vem dar a costa – por forma a ensinar como se deve proceder numa situação destas.

  

 

“O que faz mal às praias, faz mal a ti”, é outra ação a cargo de voluntários do Programa Maré Viva, que consiste na realização de um jogo da glória, onde os peões são os participantes, para que de forma didática e dinâmica se aprofundem conhecimentos sobre o meio ambiente.

  

 

“Consciência começa em ti” onde durante os 90 dias em que decorre o Programa Maré Viva nas praias do município são recolhidas pelos nossos voluntários as beatas existentes nos areais, que posteriormente serão colocadas num cubo gigante no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal.

 

 

“Think Twice” é mais uma das ações que pretende alertar os utentes das praias do município de Cascais para as questões relacionadas com o meio ambiente, a poluição dos mares e oceanos, o lixo na praia, assim como os cuidados a ter. São criadas mensagens diferenciadas e adaptadas a cada praia e a sensibilidade de cada Team Leader, que tem a liberdade de redigir a sua frase à medida da sua criatividade, sendo orientado pela Coordenação do Programa. Associado à realização de cartazes, é igualmente feita uma recolha de beatas em todos os postos do Programa Maré Viva.

  

 

“Exposição Plasticus Maritimus”, que consta na realização de uma exposição no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, com os plásticos encontrados nas praias do Município, de modo a alertar a população para o tema da poluição.

   


Consulta as Normas aqui .

colabore Sabe mais sobre este tema? Colabore, seja um Repórter C
imprimir
votar 1 em 5 2 em 5 3 em 5 4 em 5 5 em 5

comentários

deixe o seu comentário

 

os comentários que violarem as regras de publicação serão automaticamente eliminados

 

Rádio Geração C
up
down
Subscrever Newsletter »

Inscreve-te e acompanha as novidades da geração c no teu email