20 JUL 2017, quinta-feira
 
login

CASCAIS JOVEM

Marezinhas em Movimento & AMP das Avencas


 

 

Projeto Marezinhas em Movimento

 

Consiste em rondas de bicicleta para prevenção de situações de risco, impedimento  de estacionamento fora dos parques para efeito, limpeza das areais que se acumulam na ciclovia, monitorização da zona costeira desde do Guincho ao Cabo Raso e prestação de primeiros socorros, bem como de informação de interesse turístico.

Grupo constituído por um Team Support e quatro marézinhas. A equipa de cinco elementos, desloca-se de bicicleta ao longo de toda a ciclovia, dividindo-se em duas equipas de forma a conseguirem abranger toda a área de ciclovia da Marina de Cascais ao Guincho com maior eficácia. Uma equipa faz o percurso Guia-Guincho, enquanto a outra realiza o percurso Guia-Cascais, sendo assim mais fácil garantir a vigilância desta área.

A inscrição para este projeto deverá ser realizada no formulário de candidatura do programa Maré Viva, indicando preferência pela “Praia” Projeto Marezinhas em Movimento - Ciclovia.

 

   


 

ZIBA - O projeto “AMP” das Avencas

 

A AMP das Avencas - Área Maritima Protegida das Avencas, localiza-se entre as praias da Bafureira e da Parede, delimitadas pelo paredão da Estrada Marginal.

Segundo o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Cidadela – São Julião da Barra, esta área é classificada como a Área Maritima Protegida, desde 1998.

É uma área litoral muito rica que serve de habitat a elevada biodiversidade (terrestre e marinha).

É dada uma formação aos marézinhas sobre a AMP, orientada por uma bióloga da Cascais Ambiente, que pretende dar a conhecer a classificação deste território e a sua biodiversidade para que durante o Verão, os jovens possam acompanhar os utentes nas visitas guiadas à AMP, bem como alertar a população para as atividades proibidas e condicionadas nesta área protegida. Esta formação é realizada no início de cada turno, ao grupo de marézinhas do posto Maré Viva da praia das Avencas.

As suas principais funções são a promoção de visitas guiadas junto dos utentes, remoção de lixo da plataforma rochosa, manutenção dos trilhos de visitação, informação aos pescadores sobre o caráter de proteção da zona e respetivos limites e reporte de situações de vandalismo ou outras situações anómalas.

A inscrição para este projeto deverá ser realizada no formulário de candidatura do programa Maré Viva, indicando preferência pela “Praia” São Pedro, Avencas e Parede. 

 

Consulta aqui as normas dos programas!

colabore Sabe mais sobre este tema? Colabore, seja um Repórter C
imprimir
votar 1 em 5 2 em 5 3 em 5 4 em 5 5 em 5

comentários

deixe o seu comentário

 

os comentários que violarem as regras de publicação serão automaticamente eliminados

 

Rádio Geração C
up
down
Subscrever Newsletter »

Inscreve-te e acompanha as novidades da geração c no teu email