21 AGO 2017, segunda-feira
 
login

CASCAIS JOVEM

Cascais2018



 

O título de Capital Europeia da Juventude é atribuído pelo Fórum Europeu da Juventude pelo período de um ano e tem como principais objetivos o reforço e desenvolvimento de programas que encorajem a participação dos jovens na vida social, cultural, política e eco¬nómica das suas comunidades no território europeu.

 

Cascais materializa como ninguém o espírito desta iniciativa, tendo em conta que é um exemplo de implementação de novas ideias e projetos inovadores para a in¬clusão e participação ativa na sociedade, assim como através da sua localização privilegiada e diversidade cultural que está relacionada com a história da própria Vila. 


Esta candidatura tem sido um longo processo que está em curso desde 2014, altura em que nos candidatámos pela primeira vez e, apesar de termos chegado aos 5 finalistas, não conseguimos atingir os nossos objetivos. Mas como em Cascais não se desiste perante o primeiro obstáculo, voltámos a tentar no ano seguinte, melhorando o trabalho desenvolvido na área da juventude assim como as nossas relações institucionais com diferentes stakeholders a nível local, nacional e internacional. Este foi um processo de aprendizagem que nasceu da enorme vontade que temos em demonstrar o nosso empenho e capacidade para sermos a melhor Capital Europeia de sempre! 


Acreditamos que 2018 pode ser um ano de transformação social, sensibilizando a sociedade para a importância da participação cívica nas diferentes áreas das nossas cidades e principalmente junto da comunidade mais jovem. Acredita¬mos que no decorrer deste ano aumentaremos a possibilidade de atrair e fixar em Cascais mais talento, mais conhecimento, mais participação, mais cultura, mais criatividade e mais turismo. Em Cascais acre¬ditamos nos jovens, nas suas capacidades, no seu talento e na sua ambição.




Factos e Curiosidades:

- Existem em Cascais 38 associações Juvenis ativas
- A Câmara Municipal de Cascais tem um divisão inteiramente dedicada à juventude intitulada de Cascais Jovem.
- Anualmente cerca de 1600 jovens voluntários participam nos programas de voluntariado de verão ocupando assim os seus tempos livres nos meses de interrupção escolar.
- Uma rede de centros de informação jovem que dispõem de um serviço de apoio gratuito nas ares da saúdem psicologia e sexualidade (Espaço S).
- Durante todo o ano a Divisão de Juventude tem a decorrer o projeto Pro…Move-te, onde os jovens cascalenses têm a oportunidade de ocupar os seus tempos livres e explorar a sua  vocação profissional, através da colaboração de curta duração em projetos e eventos desenvolvidos pelos serviços da CMC ou entidades municipais.

 


Com o lema Glocal Youth o programa proposto por Cascais pretende combinar as dimensões global e local, de forma a conseguir uma transformação social positiva, acreditando que o resultado da criatividade dos jovens e das oportunidades colocadas à sua disposição contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal.


Sendo um dos objetivos principais do projeto Capital Europeia da juventude, a coesão e a inclusão social, o apelo à participação é constante. 


Convidamos assim toda a população geral e em particular os jovens a fazerem parte e a desenvolver iniciativas nas seguintes áreas:

- Espaços - Conhecimento - Participação
- Empregabilidade - Desporto - Ambiente
- Voluntariado - Artes - Mobilidade
- Experiencias - Eventos
- Estudantes - Ambiente

 

colabore Sabe mais sobre este tema? Colabore, seja um Repórter C
imprimir
votar 1 em 5 2 em 5 3 em 5 4 em 5 5 em 5

comentários

deixe o seu comentário

 

os comentários que violarem as regras de publicação serão automaticamente eliminados

 

Rádio Geração C
up
down
Subscrever Newsletter »

Inscreve-te e acompanha as novidades da geração c no teu email